ANJOS E DEMÔNIOS

De cara, uma afirmação já pode ser feita sobre esse livro. É, com certeza, infinitamente superior ao livro de maior sucesso de Dan Brown, O Código Da Vinci. Em Anjos e Demônios, temos a primeira aventura do simbologista de Harvard Robert Langdon.
Langdon é chamado a Suíça, para tentar esclarecer um hediondo assassinato que pode envolver o surgimento de uma das sociedades mais secretas de todos os tempos, os Illuminatti. Sociedade que pregava a excelência do cientificismo e fim do obscurantismo, que tinha como maior divulgador, a Igreja Apostólica Romana.
A trama então, se desloca até a cidade do Vaticano, que já está em fervorosa depois da morte do Papa e devido ao início do Conclave para escolher o seu substituto. A cidade sagrada dos católicos vira alvo dos Illuminatti, e Langdon, juntamente com a filha do cientista assassinado, tem que evitar a morte de cardeais seqüestrados e a total aniquilação da cidade por uma nova e reveladora arma. Para evitar que isso ocorra, Langdon deve decifrar diversos códigos que o levarão até a sede dos Illuminatti, local nunca encontrado por ninguém, a não ser alguns iniciados.
Nesse livro, Dan Brown deixa o sensacionalismo mais de lado (apesar de uma trama que envolva a destruição da Igreja por uma sociedade “satanista”, ser completamente sensacionalista) e se preocupa mais em criar um surpreendente thriller, com personagens excelentes e muito mais consistentes que em seu outro livro aqui citado.
Aliás, não pude deixar de notar, que Brown, pelo menos nesses dois livros, parece seguir uma cartilha. Mais ou menos como uma espécie de fórmula de como se criar uma trama. Numero aqui algumas semelhanças entre as duas histórias protagonizadas por Langdon:
1 – Ambas histórias começam com Langdon sendo chamado para decifrar alguns símbolos encontrados em estranhos e hediondos assassinatos de respeitáveis e idosos senhores;
2 – Ambos os senhores tem parentes muito próximas (neta e filha adotiva), que passam a auxiliar Robert Langdon movidas por um sentimento de vingança e justiça e que acabam sendo de grande ajuda em determinados momentos da história devido aos seus conhecimentos;
3 - Ambos possuem assassinos fanáticos, que dão a carga extra de adrenalina necessária à história;
4 -Uma espécie de mentor intelectual, que pode, ou não, ajudar os protagonistas da história com seus conhecimentos.
Enfim, Anjos e Demônios apesar de não ter nada de novo, possui uma trama sensacional e bastante inteligente (as vezes, BEM exagerada), com um desfecho realmente surpreendente. Além disso, trata-se de um livro muito mais corajoso que “O Código da Vinci”.
Serviços: Brown, Dan. “Anjos e Demônios”. [Tradução de Maria Luiza Newlands da Silveira]. Editora Sextante, 2004.
20/12/05 às 1:27
Eu nao acho que ele seja um bom escritor, pois historias repetitivas sao sempre chatas! Mas a mudança de blog foi bem feita!
20/12/05 às 9:09
O Dan Brown não tem criatividade nenhuma.
20/12/05 às 12:50
Estava discutindo isso com a Flavia esses dias. O Dan Brown é realmente um fraquíssimo autor. Mas temos que admitir que as pesquisas dos seus livros são muito bem feitas. Além disso, vale a pena pelas poucas horas de diversão sem compromisso.
20/12/05 às 21:33
Eita meu amor q o seu blog ficou lindo!A cor da página tá maravilhosa, traz uma impressão de leveza ao texto, causando uma maior inspiração as p/ leituras dos seus textos!Gostou da viagem surreal d meu comentário!rs Um beijão!!!!!!
21/12/05 às 8:50
Falei sobre esse autor esse dias também. Não tem como negar o cara não é grande coisa, mas tem um tipo de escrita bem envolvente, simples que parece que ele gera livro em cima de um padrão, mas funciona, isso funciona. Realmente esse é mais ação do que o Código. A pergunta que eu fiz a um amigo foi: o que consideramos uma boa leitura? Não é aquilo que te prende e dá vontade de acabar o livro o mais rápido? Então Dan Brown é bem feliz nesse quesito.
Ah, parabéns pelo novo Blog!
21/12/05 às 9:36
Pode até ser q as pesquisas dos livros do Dan Brown seja bem feitas, mas se tratando de Romance literário isso não é suficiente, é necessário q acha literariedade em seus livros. Outra, boa leitura é uma coisa, já boa Literatura é outra bem diferente, e a obra do Dan Brown não parece ser boa Literatura.
21/12/05 às 15:08
Serjão meu filho, MATOU A PAU. heheheh Concordo com vc, boa leitura é uma coisa, boa Literatura já é completamente diferente.
Anna, minha querida, que bom que vc gostou do nosso novo espaço. Mas os elogios devem ser direcionados ao Michel, que escolheu como tudo ia ficar.
Primo, vamos dividir esses parabéns né? hehehehe Agora só falta vc escrever e colocar aqui um texto com a gente. Abração!!!
21/12/05 às 18:35
Vamos tirar um bloqueio do caminho: boa literatura não é sinônimo de algo difícil, existe literatura simples porém não simplista, é legal vê q tem muita gente jovem lendo, mesmo q seja algo sem originalidade, mas é possível apontar autores originais q estão sendo lidos por muitos outros jovens, como por exemplo Luis Fernando Veríssimo(o autor mais lido entre os jovens brasileiros) e tbm o inglês Douglas Adams com sua saga do Mochileiro das galáxias, esse sim tem originalidade, e mais, não é uma originalidade gratuita, existe na obra de Adams um forte viés crítico, aí sim é a verdadeira literatura infantil, acima de tudo diverte, mas tbm faz pensar.
22/12/05 às 13:33
bloqueio? Anh? Abstraia mais as coisas, eu não disse isso. Tem muito cinza entre o preto e o branco. Voce quebra uma verdade com um contra-exemplo e não o contrario. Obvio que tem coisa boa de ler e boa obra literaria, alias nesse mundo tem tudo. A questao é: Dan Brown é descartavel? Eu acho que nao, e reconheco nem ser essa maravilha, como realmente nao é, mas tem suas vantagens inegaveis.
[]´s
23/12/05 às 9:12
a discussao ta ficando boa. Eu acho interessante como a maoria das discussoes todos estao concordando com os outros. Por exemplo, eu concordo com o Sergio e com a Flávia. O que acontece é que muitas vezes estamos focando coisas diferentes. Realmente a minha questao era essa, se é descartavel ou nao? Eu acho que nao, que mesmo nao sendo grande coisa, serve pra alguma coisa. Portanto eu concordo com a Flavia e com Sergio.
[]´s
23/12/05 às 15:31
Caramba que discussão legal essa. Era esse meu sonho quando resolvi criar o Literatura Fantástica.
Bem, tentando simplificar ao máximo minha opinião, gostaria de levantar apenas o seguinte ponto. Apesar de entender toda a ojeriza do meu amigo Sérgio pelo Dan Brown e até compartilhar um pouquinho dela, confesso que penso mais como o Michas e a Flavinha, pois tb acredito que a Literatura pode servir simplesmente para divertir o leitor. Acho que essas questões de se esse livro é ou não literatura, se é ou não descartável (e o que seria descartável?), se é ou não feito apenas para vender, acho que está meio sem sentido. A Literatura tem sim o seu lado revolucionário (mas não concordo com vc e com o Harold Bloom sobre a obrigatoriedade disso) e etc, mas tb ela pode ser utilizada com apenas o intuito de divertir, nada mais.
Adorei a polêmica que esse livro trouxe. Foi com certeza uma sensacional estréia aqui no espaço do INTERATIVO. Quer maior interatividade do que esse debate?
24/12/05 às 7:40
Opa, Se é melhor entao é maravilhoso!
Um ótimo natal pra vc! Fica com Deus.
26/02/06 às 1:58
Achei fantastico a maneira com que ele muda de cenario,
quando chega no momento relevante ele vai para outra cena isso faz com que voce nunca desgrude do livro de tanta curiosidade.
E a historia e sem comentarios, perfeita!!!!!!
26/02/06 às 2:30
Eu discordo completamente de tudo que disse, esse Sergio Filho.
Primeiro voce le o `Anjos e Demonios`.
A riqueza de detales que contem em sua trama.
E se voce soubece alguma coisa sobre historia da arte, voce ate poderia fazer comentarios.
Entao me diga porque os livros sao um sucesso?
Voce esta chamando todas as milhares de pessoa que devoram seus livros de que?
Se voce se acha no direito de fazer (analizes) sobre Dan Brown me indica um livro seu pra mim ler, se for melhor que o dele eu retiro tudo que eu disse.
26/02/06 às 2:40
Esse Sergio Filho dizer que Dan Brown nao tem criatividade nenhuma, em que mundo voce vive.
A ficcao em cima da realidade e impressionante.
Voce realmente nao serve com critico!!!!!!!!
7/03/06 às 19:45
Adorei a trama, serviria muito bem, como roteiro para um belo filme.As riquezas de detalhe dos locais mencionados no livro é que fazem a diferença entre os romamces de Dan Brown.Muita adrenalina, suspense e pausas dramáticas entre uma situação e outra. Uma única ressalva foi a maneira como “escaparam” do helicóptero o camerlengo e o Dr. Langdon, digno de um filme do 007. Tirando isso o livro é excelente! Acreditem ou não li em apenas dois dias.
30/03/06 às 12:28
Eu não sei, eu ainda não li.
1/06/06 às 14:03
esse livro é um cú,muito ruim ele é uma bosta,orrível.
2/07/06 às 9:05
Bem gostei muito do Codigo e mais ainda de Anjos e Demonios.
3/11/06 às 23:04
Achei super interessante o livro, um verdadeiro inferno na leitura, onde quem disser que não ficou intrigado conforme a leitura e o modo em que ele ia adaptando o papel de seus personagens a cada conflito está mentindo, onde vc não quer parar de ler, não precisa comparar José de Alencar tbm com Dan Brown pq ambos tem estilos literários diferentes e garanto que quando ele escreveu Anjos e Demonios não foi inspirado em nenhum leitor da literatura nossa… fala sério… que comparação mais mediocre
21/12/06 às 12:46
Dom Casmurro, O pequeno Principe, Fortaleza Digital, O Alquimista, O Ocio Criativo, A Bruxa de Portobello, Codigo da Vinci, Anjos e Demonios, etc, etc, etc,… São Livros diversificados, diferentes um do outro, com historias maravilhosas ou curiosas ou simplesmente interessantes ou ate mesmo chatas, às vezes curtas outras vezes longas. Nem sempre o que importa é filosofia que traz uma obra, mas sim o mero prazer de sentar e ler. Seja lá o que for, como disse o Michel, pode ser até mesmo Bula de remedio. Não podemos ler apenas aquilo que nos ensine algo, como filosofia ou sociologia ou historia, mas que nos de suspense ou emoção ou raiva ou seja la o que voce estiver buscando. Eu, sem saber se é um bom livro ou não, quero e vou ler As Mil e Uma Noite. Por que não ler ? Por um critico falou que é rui ? Não ! A leitura esta longe disso. O importante é abrir o livro e ler pagina por pagina buscando aquilo que o autor quiz nos mostrar com sua obra. Os livros de Dan Brown nos faz sentir diante de um Bom Filme.
29/01/07 às 13:00
este blog é uma valente merda eu k saiba de kem o fez q dou-lhe uma coça desgraçada…
________tuning não é crime________
13/02/07 às 21:12
Eu acho Dan Brown um gênio
14/10/07 às 16:31
Ola Amigos como apreciadora de uma boa leitura, alias boa não, OTIMA LEITURA, com suspense e aventura e ação, tenho a dizer que adorei o livro do Dan Brown, Anjos e Demônios, realmente muito bom. Também sou apaixonda pelo Livro do Senhor dos Aneis. E também amei o livro Guardiões de Deus: A Batalha nos Céus. Alguém poderia me indicar mais alguns livros seguindo essa linhas desses 3 que citei? Grata Simone